Cairo – Lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da União Árabe dos Despachantes Aduaneiros discutiram nesta semana, no Cairo, Egito, uma cooperação. Em passagem pela capital egípcia, o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, teve encontro com o presidente da União, Mamdouh Al-Rifai (foto acima). A reunião contou ainda com a presença do diretor regional e chefe do escritório da Câmara Árabe no Cairo, Michael Gamal, e da diretora das Relações Internacionais da entidade no Egito, Rania Mohamed Hagrass, além de outros executivos.
Durante o encontro, Mansour falou sobre o trabalho da Câmara Árabe, que tem como objetivo principal aumentar o comércio entre os países árabes e o Brasil e apresentar aos árabes e brasileiros as oportunidades de investimentos disponíveis. O executivo também contou da transformação digital pela qual a instituição está passando com a criação da plataforma Ellos, que está facilitando o comércio do Brasil com os países árabes com uso de blockchain.
Al-Rifai apresentou as atividades da União e falou sobre acordos celebrados com países árabes como Tunísia, Marrocos e Sudão na área de desembaraço aduaneiro e desenvolvimento de postos alfandegários, além da transformação digital adotada para acompanhar as mudanças globais.
Eles concluíram que há necessidade de aumentar a cooperação entre a Câmara Árabe e a União Árabe dos Despachantes Aduaneiros para contribuir com o aumento do intercâmbio comercial entre Brasil e países árabes, removendo os obstáculos alfandegários que possam limitar a livre circulação comercial entre os mercados.
Ficou acertada a realização de seminários e workshops pela Câmara Árabe e a União, e participação da instituição árabe-brasileira em workshop a ser realizado pela União com a Câmara de Comércio de Amã. Também será preparado memorando de entendimento sobre a cooperação das duas instituições para assinatura em breve.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari