São Paulo – Omã comemorou na terça-feira (26) em uma cerimônia em Brasília seu 54º Dia Nacional (oficialmente celebrado em 18 de novembro). Segundo informações da Embaixada de Omã no Brasil, o embaixador Talal Al Rahbi afirmou em seu discurso que em 50 anos de relações diplomáticas os dois países mantêm laços robustos e destacou recentes intercâmbios que poderão resultar em incremento das trocas comerciais e de investimentos mútuos.
Em seu discurso, Al Rahbi lembrou que uma delegação do grupo Ladayn esteve no Brasil em busca de parcerias econômicas e de investimentos. Al Rahbi destacou a presença do ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino (União Brasil) na feira “Made in Brazil Expo Muscat”, de divulgação de produtos brasileiros, realizada em maio na capital de Omã. Uma nova edição deste evento, disse, está prevista para fevereiro de 2025.
Al Rahbi também enfatizou que os dois países têm ampliado as visitas “de alto nível entre autoridades e empresários” e lembrou que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, esteve no país em setembro. O país árabe é sede de uma filial da mineradora brasileira Vale. Minério de ferro é o principal produto que o Brasil exportada para o país árabe, onde é manufaturado e reexportado. No sentido contrário, fertilizantes são o principal produto que Omã vende ao Brasil.
Integrantes do Congresso Nacional e do governo brasileiro participaram das celebrações do 54º Dia Nacional de Omã, entre eles o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira esteve representada no evento pelo seu secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Mourad.
Leia também:
Omã: parque de polímeros busca empresas do Brasil