São Paulo – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, irá presidir uma conferência de alto nível na Cidade do Kuwait, em 30 de janeiro, para pedir aos países membros da organização que ofereçam doações para ajudar os refugiados da Síria. Em meados de dezembro de 2012, a instituição lançou um apelo para arrecadar US$ 1 bilhão para auxiliar os sírios que fugiram dos conflitos em seu país.
A conferência será organizada pelo governo do Kuwait a pedido do secretário-geral da ONU. De acordo com um comunicado divulgado pelo porta-voz de Ban, o evento “é uma oportunidade que acontece no momento certo para tratar da falta de fundos”. “O secretário-geral clama a todos os estados membros a serem generosos em suas ofertas e agradece àqueles que continuam a apoiar os esforços humanitários”, informa a nota.
O valor será utilizado para apoiar refugiados sírios que estão na Jordânia, Iraque, Líbano, Turquia e Egito. A ONU estima que um milhão de sírios em situação de refúgio irão precisar de ajuda até a metade deste ano.
Em seu site, a ONU informa ainda que serão necessários outros US$ 519 milhões para ajudar cerca de quatro milhões de pessoas dentro da Síria que precisam urgentemente de assistência humanitária, incluindo, aproximadamente, dois milhões de pessoas que estão deslocadas internamente.
Segundo as Nações Unidas, no início de 2013, período de inverno no Hemisfério Norte, muitas famílias estão lutando para se manter aquecidas sem estar em abrigos adequados, ter roupas de frio e combustível para aquecedores. A nota destaca também que mais da metade dos refugiados são crianças.
De acordo com a ONU, 60 mil pessoas morreram desde o início dos conflitos entre rebeldes e o regime de Bashar Al-Assad, em março de 2011.

