São Paulo – O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta terça-feira (19) em Beirute, com o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, com o presidente do Parlamento, Nabih Berri, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Emigrantes, Abdullah Bou Habib, com quem falou sobre os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países. Também teve encontros com representantes das forças armadas locais e da comunidade brasileira no país árabe.
Em sua passagem pela capital libanesa, Vieira ainda participou da inauguração da sede da embaixada brasileira no país e teve agenda com o general espanhol Aroldo Lázaro, comandante-chefe da Força-interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). Na imagem acima, Vieira, à esquerda, cumprimenta o primeiro-ministro, Najib Mikati.
O primeiro-ministro e Vieira avaliaram a atual situação do conflito na Faixa de Gaza. Segundo informações do Itamaraty, Mekati se disse “muito grato” pela “firmeza” da posição brasileira em relação ao conflito. Para ele, o empenho diplomático do Brasil e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva honram os laços históricos entre os dois países.
Com o ministro Bou Habib, além de questões referentes ao conflito e à defesa da criação do Estado Palestino, Vieira tratou também das relações bilaterais entre os dois países. Apenas no ano passado, a troca comercial entre eles somou US$ 344 milhões. O Brasil é, também, o lar da maior comunidade de libaneses fora do Líbano. E, no país árabe, vivem 22 mil brasileiros.
Outro tema dos encontros que Vieira manteve com as lideranças locais foram as tensões na fronteira Sul do país com Israel, assim como o pedido, pelos libaneses, da plena implantação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu novo mandato para a Unifil na região e pede a completa cessão das hostilidades entre os dois países. Esse mesmo tema foi assunto da reunião de Vieira com o comandante das Forças Armadas libanesa, Joseph Aoun.
Vieira foi acompanhado, em suas reuniões, pelo embaixador do Brasil no Líbano, Tarcísio Costa. Com ele, inclusive, visitou uma sorveteria do empresário Pierre Bachir. O irmão dele, Maurice, tem duas filiais da rede Bachir, aberta em 1981, em operação em São Paulo.
Aos representantes de comunidade de brasileiros que vive no país árabe, o chanceler assegurou a disposição do governo em “prestar o melhor atendimento possível” às suas necessidades, segundo informações do Itamaraty.
A visita de Vieira ao Líbano é parte de uma agenda que ele cumpre nesta semana na região. O ministro das Relações Exteriores já passou pela Palestina, Jordânia e Beirute. Nesta quarta-feira (20), ele estará em Riad, na Arábia Saudita.