Da redação*
São Paulo – A Thuraya, empresa de telefonia móvel e via satélite dos Emirados Árabes Unidos, oferece aos seus clientes um serviço que avisa os horários das rezas. Além disso, o serviço "Prayer Time", disponível para os aparelhos da operadora, informa a direção de Meca, para onde os muçulmanos têm que se voltar ao orar, por meio de coordenadas do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
De acordo com a companhia, os dados do "Prayer Time" são fornecidos pela Harf Information Technology, uma companhia que produz software contendo textos religiosos e vasto material sobre o Islã.
Sempre segundo informações da empresa, para utilizar o serviço o cliente deve descobrir as coordenadas GPS de onde estiver, operação que pode ser executada a partir de seu telefone Thuraya, e enviar os dados por mensagem a um endereço SMS disponibilizado pela companhia.
O cliente então recebe de volta uma outra mensagem informando os horários de reza e a direção para Meca. As informações incluem a hora do nascer do sol e os cinco horários de oração do dia. A mensagem diz a quantos graus, partindo do norte em sentido horário ou anti-horário, fica Meca.
O serviço, de acordo com a empresa, está disponível em toda a área de cobertura da Thuraya, abrangendo a Europa, África do Norte, Central e grande parte do Sul, Oriente Médio, Ásia Central e Sul da Ásia. O custo da operação é o mesmo de uma mensagem SMS enviada por telefone Thuraya, aproximadamente 30 centavos de euro.
Perfil
A Thuraya, criada em 1997 nos Emirados Árabes Unidos, tem uma área de cobertura que equivale a cerca de um terço do globo terrestre e tem uma população estimada em 2,3 bilhões de pessoas. A empresa oferece comunicação por satélite, celulares GSM e serviço de GPS.
A companhia foi criada por um consórcio de empresas de telecomunicação e empresas de investimento estrangeiras. O grupo usa tecnologia da empresa norte-americana Boeing Satellite Systems, antiga Hughes, especializada em desenvolvimento de satélites, na qual foram investidos mais de US$ 1 bilhão.
O satélite Thuraya-1 foi colocado em órbita por um foguete marítimo Sea Launch Zenit-3SL, lançado da linha do equador no meio do Oceano Pacífico no dia 21 de outubro de 2000. Sempre segundo a empresa, foi o primeiro satélite do Oriente Médio e também o mais pesado a ser levado ao espaço.
O segundo satélite da empresa, Thuraya 2, foi lançado no dia 10 de Junho de 2003 e um terceiro está sendo construído pela Boeing Satellite Systems para expandir a capacidade da companhia.
* Tradução de Mark Ament

