São Paulo – Uma nova marca de tâmaras da empresa Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, começou a ser comercializada no Brasil com o propósito de levar a fruta para consumidores de todas as faixas de renda. As tâmaras Freakin’ Awesome foram lançadas pela companhia árabe no ano passado e há cerca de duas semanas podem ser encontradas em 220 lojas da rede de supermercados Atacadão.
De acordo com a representante da empresa no Brasil, Julia de Biase, a marca está nas lojas do Atacadão das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso, mas no começo do próximo ano chega também ao Nordeste brasileiro, totalizando a presença em cerca de 370 unidades do Atacadão.
Antes da Freakin’ Awesome, a Al Foah já comercializava no Brasil a Date Crown, a primeira e a mais tradicional marca da empresa. As tâmaras Date Crown, também vendidas pela representante Julia, estão no Brasil em redes como Sam’s Club, Carrefour, Mateus, Festval, Guanabara, São Vicente, Celeiro, Empório Santa Luzia, entre outras. A lista é majoritariamente de redes gourmets ou premium, mas também inclui supermercados que atendem todas as classes de consumidores, como A, B, C e D.
A chegada da Freakin’ Awesome tem como propósito popularizar mais o consumo de tâmaras no Brasil. Por isso mesmo o Atacadão, que atende públicos diversos, incluindo de menor renda, é a grande aposta. Julia afirma que a marca Freakin’ Awesome é acessível e relata a estratégia adotada para que caiba no orçamento dos brasileiros, com os produtos vendidos em pacotes pequenos. As embalagens são de 200 gramas, para tâmaras tipo khalas, e de 80 gramas, para as cobertas de chocolate e as recheadas.
“A Freakin’ Awesome é uma marca baby da Al Foah”, afirma Julia, complementando que se trata de uma marca com apelo divertido, criativo e jovial. Os pacotes em formato para snacks e o visual colorido foram escolhidos para atrair o público. “Você pode utilizar como um lanchinho da tarde, colocar na mochilinha de uma criança”, diz Julia. Da estratégia de vendas faz parte a presença de displays em formato de tendas árabes nas lojas, nos quais aparece como personagem o camelinho Abdul, que fala sobre as tâmaras. Eventualmente o mascote ganha vida na pele de um artista vestido de camelo, que circula pelas lojas.
Julia conta que o grande desafio da marca no Brasil é a falta de conhecimento do consumidor sobre as tâmaras. Se ele já existia nas redes gourmets, agora é mais visível ainda, relata a empreendedora. Por isso o trabalho de explicação sobre o produto no ponto de venda é essencial e a marca fará mais degustações nas lojas do que as previstas inicialmente, segundo Julia. Também estão sendo feitos filmes para as redes sociais do Atacadão, em uma iniciativa de levar informação ao consumidor.
“Queremos fazer com que as pessoas mais simples possam entender um pouquinho sobre essa fruta e mudem o hábito alimentar dentro de casa. Queremos que uma criança que queira comer algum docinho tenha condições de comprar um doce saudável como a tâmara. Que possa comprar um pacotinho de tâmaras, que é saudável e sacia a vontade de comer doce”, acredita Julia. “Estar no Atacadão é um grande desafio, mas também uma enorme oportunidade de fazer com que as tâmaras se enraízem no consumo da população brasileira”, afirma, vendo na rede a oportunidade de atingir todos os públicos.
Além do Atacadão, a Freakin’ Awesome está em outros supermercados no Brasil, como Boa, Ricoy e São Vicente. Também passou a ser comercializada nesta semana em oito lojas do Pão de Açúcar na cidade de São Paulo. “E há outras redes já procurando a marca porque gostaram do colorido e tudo mais”, diz Julia.
Tâmaras na América do Sul
Julia de Biase é dona da importadora De Biasi & Presbiteris, que atua também com comercialização de outros produtos árabes no Brasil, como perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Julia representa a Al Foah na América do Sul como um todo e já abriu para as tâmaras da empresa também o mercado da Bolívia. Atualmente há negociações para fornecer ao Chile e ao Uruguai.