São Paulo – A Minerva, empresa brasileira de carne bovina, informou nesta quinta-feira (21) que teve uma nova planta de abate habilitada para exportar para a Arábia Saudita. A unidade fica na Colômbia e faz parte da divisão da companhia Athena Foods. Segundo a Minerva, a Arábia Saudita é um dos principais consumidores de carne halal do mundo, com aproximadamente 34 milhões de habitantes.
A empresa informa, a partir de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que a Colômbia tem rebanho de 24 milhões de cabeças e enorme potencial de crescimento no segmento. “Refletido pela nova habilitação concedida pelo governo da Arábia Saudita”, comunicou a Minerva. A companhia, que é líder na exportação de carne bovina da América do Sul, tem capital do fundo saudita Salic.
A Minerva divulgou neste mês os seus resultados dos nove primeiros meses do ano, segundo os quais as exportações responderam por 64% da receita bruta da empresa. O Oriente Médio foi responsável por 22% da receita com exportação da divisão Brasil da Minerva (foto acima) e por 6% da exportação da Athena Foods, divisão que inclui operações da companhia na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
Como um todo, somando todas as operações, a companhia teve 13% da sua receita de exportação atrelada ao Oriente Médio. O maior destino foi a Ásia, com 36%, seguido pelas Américas, com 15%, pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI), com 14%, e depois por Oriente Médio, seguido de União Europeia, com 11%, e então por África, com 8%, e pelos países do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), com 3%.
A Minerva teve receita de exportação de US$ 11,5 bilhões de janeiro a setembro deste ano, com crescimento de 14,4% sobre o mesmo período do ano passado. A receita bruta total da companhia ficou em US$ 18 bilhões no período. A empresa abateu 1.740 cabeças de gado no Brasil e 1.775 pela Athena Foods.