Algérie Presse Service*
Argel – Um novo serviço de comunicação por satélite, o Globalstar, foi lançado na Argélia neste domingo (29) pelas operadoras de telefonia celular Wireless Multimedia Communication Satellite (WMCSAT), da Argélia, e France Telecom Mobile Satellite Communications (FTMSC), francesa.
Segundo o diretor geral da FTMSC, Kamel Darmouli, a Globalstar, uma rede que opera com 48 satélites de órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês) e com 26 estações de transmissão no planeta, deve "fortalecer" o sistema de telecomunicações móvel na Argélia.
A FTMSC tem licença para operar no setor de telefonia móvel na Argélia desde novembro de 2004, utilizando as redes de satélite Inmarsat, Iridium, Thuraya, Emsat e Globalstar, mas até agora somente as redes Inmarsat e Thuraya estavam em operação. A Emsat e Iridium "entrarão em operação em breve", explicou Darmouli.
"Nossas atividades atualmente representam 20% do mercado argelino e 40% do mercado de comunicações por satélite ao redor do mundo," acrescentou o executivo.
*Tradução de Mark Ament

