São Paulo – O calendário de feiras internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira deste ano traz três novos eventos para as empresas nacionais promoverem seus produtos no mundo árabe. No primeiro semestre, a entidade vai participar da Libya Build, do setor de construção, na Líbia, e da Food Arabia, de alimentos, na Arábia Saudita. Em setembro, no Egito, a entidade vai estrear na Sahara Expo, de máquinas e equipamentos agrícolas.
As participações nas mostras são resultado de uma parceria da Câmara Árabe com o Itamaraty. De acordo com o secretário-geral da entidade, Michel Alaby, os setores de construção, na Líbia, de alimentos, na Arábia Saudita, e de equipamentos agrícolas, no Egito, estão aquecidos e oferecem grande potencial para as empresas brasileiras.
A Libya Build, que será realizada de 15 a 18 de maio, em Trípoli, traz oportunidades para construtoras, fabricantes de materiais de construção, equipamentos e maquinários e prestadores de serviços, como engenheiros e arquitetos. No ano passado, a feira teve 624 empresas expositoras e mais de 18 mil visitantes.
Nos últimos três anos, a Líbia recebeu grandes investimentos em infraestrutura. Segundo informações do site da feira, os gastos com construção de moradias, rodovias e aeroportos, de 2007 a 2011, chegam a 125 bilhões de dinares (US$ 100 bilhões). O mesmo valor deverá ser investido nos próximos cinco anos.
Ainda em maio, de 16 a 19, será realizada a Food Arabia, na cidade de Jeddah, na costa saudita do Mar Vermelho. Segundo Alaby, a Arábia Saudita é um país que a Câmara vai dar mais atenção este ano. “É um mercado em crescimento e demanda muitos produtos e serviços, principalmente alimentos”, disse ele, que espera haver mais missões comerciais e participação em feiras no país.
Maior importadora de produtos brasileiros no mundo árabe, a Arábia Saudita comprou o equivalente a US$ 2,7 bilhões do Brasil de janeiro a novembro do ano passado, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Carnes de frango e bovina, açúcar e soja representaram a maior parte dos negócios.
Já a Sahara Expo, será realizada de 24 a 27 de setembro, no Cairo, e entra no lugar da Mactech, também do ramo de bens de capital. Ela é, porém, mais focada no setor agrícola. No ano passado, a Câmara Árabe levou três empresas para Mactech e, segundo Alaby, a participação foi muito boa. “Houve uma demanda muito grande por equipamentos agrícolas e a Sahara é mais específica”, disse.
Além desses eventos, a Câmara Árabe vai retornar às feiras de Cartum, no Sudão, que é multissetorial e será realizada de 02 a 09 de fevereiro; Djazagro, de alimentos, que acontece na Argélia de 12 a 15 de abril; Healthcare, de produtos e equipamentos médicos e hospitalares, de 15 a 18 de abril, na Síria; Feira Internacional de Erbil, multissetorial, no Iraque, em outubro; e a Big 5 Show, de construção, em Dubai, de 22 a 25 de novembro.
Mais informações
Departamento de Marketing da Câmara Árabe
Tel. +55 (11) 3283-4066
Site: www.ccab.org.br