Da redação*
São Paulo – Os custos da construção do novo Aeroporto de Doha, no Catar, vão aumentar de US$ 5 bilhões para US$ 9 bilhões. A informação foi divulgada pelo presidente da Agência de Aviação Civil do Catar, Abdul-Aziz Al-Nuaimi. O aeroporto terá capacidade para receber 24 milhões de passageiros anualmente e começará a funcionar a partir de 2010. A notícia foi publicada ontem (10) no site da TV Aljazeera na internet.
À margem de uma conferência sobre o desenvolvimento dos aeroportos no Oriente Médio, que começou no domingo em Doha, Al-Nuaimi disse que o aumento dos custos é devido à decisão de integrar as três fases de construção em uma apenas e ao crescimento da taxa de inflação.
Segundo ele, o novo aeroporto terá uma área de mais de 600 mil metros quadrados. Seu terminal de carga terá capacidade para movimentar 750 mil toneladas anuais. Sobre a necessidade do estado do Catar em ter instalações dessa grandeza, Al-Nuaimi explicou que o atual aeroporto recebeu em 2007 mais de 10 milhões de passageiros e a Qatar Airways vive uma fase de plena expansão. Além disso, há um plano para transformar Doha em ponto de ligação entre o Oriente e o Ocidente.
O presidente da Agência de Aviação Civil declarou ainda que a capacidade do novo aeroporto, que está sendo erguido pela construtora norte-americana Bechtel Corporation, chegará a 60 milhões de passageiros em 2020.
*Tradução de Saleh Haidar

