São Paulo – O Instituto para Estudos Palestinos, com sede no Líbano, lançou, na última semana, o blog Palestine Square, com foco na discussão política e cultural sobre a Palestina. Todo o conteúdo da página é escrito em inglês.
O blog tem por objetivo dar espaço para a publicação de análises de pensadores sobre os acontecimentos mais recentes da questão palestina no contexto das leis internacionais, direitos humanos, direito à autodeterminação, além do impacto do conflito nos assuntos regionais, geopolíticos e internacionais que afetam Palestina e Israel.
Na seção Palestine Unbound, o blog repercute discussões geradas por notícias da grande mídia sobre a Palestina e o conflito árabe-israelense. O espaço destaca o conteúdo de comentários e conversas sobre acontecimentos relativos à Palestina que estão em destaque no momento.
O Art Square é um espaço voltado à cultura palestina, incluindo arte, poesia, livros e filmes. A seção terá ainda uma série mensal de perfis de artistas palestinos, com entrevistas exclusivas, resenhas de exibições, filmes e livros. O espaço também mostrará as últimas notícias sobre artistas palestinos atuando nos Estados Unidos, peças e filmes em cartaz e outros temas culturais.
Fundado em 1963, o Instituto para Estudos Palestinos é o mais antigo do mundo dedicado às atividades de documentar, pesquisar, analisar e publicar artigos sobre a questão palestina e o conflito árabe-israelense. A entidade é privada, independente e sem fins lucrativos.
O instituto conta ainda com escritórios em Ramallah, na Cisjordânia, e em Washington, nos Estados Unidos. A unidade palestina opera desde 1995, enquanto o escritório norte-americano existe desde 1982.
Para conhecer o blog Palestine Square, clique no link http://blog.palestine-studies.org/
Para conhecer o Instituto para Estudos Palestinos, clique no link www.palestine-studies.org.


