Maghreb Arabe Presse*
Paris – A operadora de telefonia Maroc Telecom, do Marrocos, lançou um cabo submarino de fibra ótica ligando as cidades de Asilah (noroeste marroquino) e Marselha (sul da França), de acordo com o jornal francês Les Echos.
O novo cabo de fibra ótica, batizado de "Atlas Offshore" e avaliado em US$ 36 milhões, vai permitir o acesso da Maroc Telecom às operadoras européias que atuam em Marselha.
A rede, implementada pela companhia francesa Alcatel, passa a integrar o sistema submarino Eurafrica. Com extensão superior a 3,2 mil quilômetros, o Eurafrica conecta França, Portugal e Marrocos à rede Sea-Me-We 3 (Sudeste da Ásia-Oriente Médio-Europa Ocidental, na sigla em inglês), que é a maior do mundo, com cerca de 39 mil quilômetros de extensão.
O cabo Atlas Offshore terá capacidade inicial de 40 gigabytes por segundo, que poderá ser expandida para até 320 gigabytes por segundo, e vai possibilitar a realização de até 500 mil chamadas simultâneas.
A acionista majoritária da Maroc Telecom é a companhia francesa Vivendi Universal, que possui 51% das ações da empresa marroquina. De acordo com o jornal francês La Tribune, a Maroc é a companhia mais valiosa listada na bolsa de Casablanca, com um valor de US$ 14,15 bilhões.
A Maroc Telecom é responsável por um terço do valor total da Vivendi e gera 46% do lucro operacional, 20% dos resultados operacionais e 10% das vendas da companhia francesa, ainda segundo o La Tribune.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

