Beirute – O primeiro-ministro nomeado do Líbano, Hassan Diab (foto acima), disse nesta sexta-feira (20) que pretende formar um governo de especialistas e pessoas independentes para lidar com a crise econômica do país. O presidente libanês, Michel Aoun, incumbiu Diab de formar um novo governo nesta quinta-feira (19). As informações são do site do jornal Arab News, da Arábia Saudita.

De acordo com a publicação, Diab é professor universitário e já foi ministro da Educação. Seu nome foi aprovado pela maioria do Parlamento após ter recebido apoio do grupo xiita Hizbollah e de seus aliados. O Arab News destaca, no entanto, que mesmo sendo sunita, falta a ele apoio de lideranças sunitas de peso, inclusive do partido liderado por seu antecessor, Saad Hariri, que está de saída.
O governo libanês é dividido pelos principais grupos religiosos do país: o presidente é sempre cristão, o primeiro-ministro é sunita e o presidente do Parlamento é xiita.

Após uma reunião com Hariri, porém, Diab descreveu a atmosfera como “positiva”. “Como e especialista e independente, minha inclinação é formar um governo verdadeiramente composto por especialistas e independentes”, afirmou, segundo o Arab News.
Além da crise econômica, o Líbano vem passando por uma onda de protestos populares desde outubro e havia indefinição sobre a formação de um novo governo. Houve protesto de apoiadores de Hariri nesta sexta, em Beirute, e choque com o exército. “Eu peço que eles (manifestantes) nos deem uma chance de formar um governo excepcional”, declarou Hassan Diab.


