São Paulo – A empresa de calçados masculinos Sollu, com sede em Franca, no interior de São Paulo, acaba de abrir um novo mercado para suas exportações: o Oriente Médio. O primeiro embarque, de três mil pares, foi feito há 20 dias para um cliente de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O segundo pedido, de 600 pares, será enviado no final do ano para um importador de Jeddah, na Arábia Saudita.
As exportações da Sollu, fundada em 1988, começaram há apenas cinco anos, mas a companhia já conquistou clientes em países da América Latina e Europa. Os contatos com os árabes foram feitos por meio traders, participação em feiras e também por pesquisas feitas pela própria empresa. “O Oriente Médio tem um alto poder de compra”, destaca Alexandre Salomão, gerente de Exportações da Sollu. “Os árabes compram grandes volumes e ajudam a compensar as vendas nos períodos em que o mercado interno está fraco”, explica.
Fabricante de calçados de couro, a Sollu tem produção diária de 1,3 mil pares. Deste total, 30% é destinado à exportação. Salomão diz que a meta da empresa é chegar a 40%, mas isso depende do aumento da produção. Em relação às vendas aos árabes, que acabaram de começar, a expectativa é que cresçam bastante. “Dá para vender 20 mil pares ao ano para a Arábia Saudita e outros 20 mil para os Emirados”, afirma o executivo.
Apesar de a empresa ainda não ter participado de feiras nos países árabes, Salomão diz que há interesse em marcar presença nesse tipo de evento. Foi justamente em uma feira, a Francal, de São Paulo, que a Sollu fechou o pedido com o cliente de Abu Dhabi. Salomão espera fechar novos pedidos com os árabes durante a Couromoda 2012, outra mostra na capital paulista.
“O cliente de Jeddah deve voltar para ver tendências e modelagens novas”, conta. “Os árabes gostam muito do produto brasileiro, pelo conforto, pela qualidade do couro”, completa. Com 180 funcionários, a Sollu tem entre os seus principais mercados externos a Venezuela e a Bolívia.
Contato
Sollu
Tel: +55 16 2103-0100
E-mail: export@sollu.com.br
Site: www.sollu.com.br

