São Paulo – A Etihad Airways, companhia aérea de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, transportou 14,8 milhões de passageiros no último ano, um crescimento de 23% sobre 2013. No total, a empresa foi responsável pelo transporte de mais de 74% dos 19,9 milhões de pessoas que viajaram pelo Aeroporto Internacional de Abu Dhabi em 2014. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (02) pela companhia.
“Nosso modelo de negócios, com foco no crescimento orgânico da rede, parcerias de compartilhamento de voos e investimentos menores em ações de outras companhias aéreas, continuaram a dar resultados positivos em 2014 e ultrapassaram nossas metas de crescimento de dois dígitos para passageiros e carga”, declarou James Hogan, presidente e CEO da Etihad, conforme comunicado da empresa.
Em 2014, a Etihad incluiu dez novos destinos em sua rota global a aumentou sua frequência de voos para outras 23 rotas existentes. A empresa expandiu também seus acordos de compartilhamento de voos e sua participação acionária em outras companhias. De acordo com o comunicado, estas parcerias acrescentaram mais de 3,5 milhões de passageiros aos voos da Etihad.
Entre os novos acordos de compartilhamento de voos assinados em 2014 pela companhia árabe está o feito com a brasileira Gol e com a também sul-americana Aerolineas Argentinas.
A Etihad apresentou ainda aumento no transporte de cargas no último ano, tendo levado 568.648 toneladas de frete em seus aviões, 17% a mais que em 2013. A companhia aérea foi responsável pelo transporte 89,6% das cargas importadas, exportadas e transferidas pelo aeroporto de Abu Dhabi em 2014.
No último ano, a Etihad aumentou sua capacidade de transporte de mercadorias em seus aviões de passageiros e lançou ainda um serviço de frete de Milão, na Itália, para Bogotá, na Colômbia, e de Bogotá para Amsterdã, na Holanda, após um acordo com a Avianca Cargo, serviço de cargas da companhia colombiana Avianca.
Segundo dados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 2014 a Etihad transportou um total de 150.187 passageiros pelo maior aeroporto do Brasil. O mês mais movimentado para a companhia árabe no aeroporto paulista foi dezembro, quando 15.098 passageiros viajaram pela empresa.
“Entramos em 2015 como uma companhia aérea mais forte e mais dinâmica que continuará a fortalecer o crescimento de Abu Dhabi como um dos centros de aviação emergentes do mundo”, completou Hogan, segundo nota da empresa.


