Da redação*
São Paulo – O número de estações de rádio de freqüência modulada (FM) nos países árabes cresceu 49,7% até fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com relatório da empresa de consultoria Arab Advisors Group. As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News, de Dubai.
Existem hoje no mundo árabe 316 estações de rádio FM. De acordo com o Arab Advisors Group, a Argélia e os Emirados Árabes Unidos têm as maiores quantidades de rádios estatais. Já os países com mais estações privadas são Palestina, Iraque e Líbano.
Nos 18 países incluídos no relatório, existem 157 estações estatais, 150 privadas e nove regionais – que transmitem para diversos países.
Ainda segundo o relatório, o processo de liberalização em andamento em vários países árabes é uma das maiores causas para o grande aumento no número de estações FM privadas. Na Líbia e em Omã, por exemplo, esse tipo de estação passou a existir apenas em 2007.
Além da liberalização do setor, a necessidade de transmitir em diversos idiomas – para atender às populações expatriadas – faz crescer a quantidade de estações FM, até mesmo em países onde não existem rádios estatais.
"Ainda há mais estações FM estatais do que privadas no mundo árabe, mas isso deve mudar em breve", afirmou Firas Al Farr, analista de pesquisas do Arab Advisors Group.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

