São Paulo – A quantidade de turistas estrangeiros no Egito voltou a crescer nos últimos meses. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Centro de Apoio às Informações e Decisões (IDSC, na sigla em inglês), o país recebeu 884 mil estrangeiros em setembro deste ano, um aumento de 193% em relação aos 301 mil visitantes que estiveram no país do Norte da África no mesmo período do ano passado.
Segundo as informações do IDSC publicadas pelo jornal Al Ahram, o número de estrangeiros ao país voltou a crescer porque muitas nações europeias que haviam colocado restrições às viagens ao Egito no começo deste ano retiraram esses embargos. Em razão desta medida, os turistas voltaram ao Egito.
O mesmo levantamento indica que em agosto deste ano o fluxo de estrangeiros ao país foi 76,7% maior do que no mesmo período do ano passado. No período, o país recebeu mais de 997 mil visitantes.
Mais noites
Além da quantidade maior de turistas ao país, eles passaram mais noites no país árabe. A expansão foi de 704% em setembro, com 8,8 milhões de noites comparado com 1,9 milhão de noites no mesmo mês de 2013.
Segundo o IDSC, o setor turístico corresponde a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Egito. A quantidade de visitantes tinha caído devido às turbulências políticas pelas quais o país passou. O ex-presidente Hosni Mubarak renunciou ao cargo no começo de 2011 devido a protestos populares. Outro presidente, Mohamed Morsi, foi eleito, porém deposto em julho de 2013. Neste ano, outro líder foi escolhido. Abdel Fatah El Sisi tomou posse em junho. Desde então, o número de turistas passou a crescer.