Da redação
São Paulo – Relatório divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informa que o número de desembarque de vôos internacionais no Brasil mostra um aumento de 12,6% no volume de passageiros no período de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2002. Foram 3.864.049 desembarques em 2003 contra 3.430.748 no ano passado.
Na análise realizada pela diretoria de Estudos e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de acordo com a sua assessoria de comunicação, o volume é maior se considerado o desembarque apenas em vôos não-regulares (como charters), cujo aumento foi de 35,7%.
"Não se pode garantir que todo esse crescimento se deva a turistas estrangeiros, mas há indícios de que boa parte deles o sejam", diz o diretor da Embratur, José Francisco de Salles Lopes. Um dos motivos são os inúmeros novos vôos – regulares e charters – que estão sendo lançados este ano.
Num esforço conjunto da Embratur e Infraero, companhias aéreas de Portugal, Espanha, Chile e Argentina, entre outros países, passaram a oferecer – e mesmo ampliar – rotas para o Brasil.
"Temos todo o interesse em estimular o maior número de vôos para o Brasil, para diferentes cidades. Isso traz crescimento e desenvolvimento para a indústria do turismo", diz a diretora de Turismo de Negócios e Eventos Jeanine Pires, lembrando a meta do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, de dobrar, em quatro anos, o número de turistas estrangeiros no Brasil.
Cidades como Maceió e Natal tiveram um aumento de 25,6% e 72,3% respectivamente no número de passageiros desembarcados, enquanto Recife apresentou um crescimento, apenas em vôos charters, de 219,8%. Havia recebido 1.645 passageiros em 2002, pulando para 5.260 no mesmo período este ano.