São Paulo – A moda praia produzida pela marca carioca Nut Brasil não veste somente as mulheres brasileiras. Desde 2004, a empresa conquistou clientes também no exterior. As vendas começaram pela França e hoje se concentram nos Estados Unidos e na Espanha. As exportações respondem atualmente por 30% do faturamento da empresa, mas a intenção é que este valor suba para 50%.
“No Brasil, dependemos muito do clima. Se esfria, as vendas caem, se esquenta, as vendas sobem. Lá fora, já é uma venda certa”, afirma a empresária Lídia Maria Cardoso. As exportações da Nut são feitas principalmente para três lojas nos Estados Unidos, para as quais vão de mil a 1,5 mil peças de biquínis por verão, e também para um cliente na Espanha, que no momento está fazendo a escolha das peças da nova coleção.
“Da Espanha, espero que venha um bom pedido”, diz Lídia. A Nut mantém duas lojas no Rio de Janeiro, uma que vende a pronta entrega e um showroom, para que os clientes possam escolher as peças e montar seus pedidos. “Na loja, também vendemos em pequenas quantidades para clientes da Venezuela e de Portugal”, conta.
Os primeiros contatos para as vendas externas vieram a partir da Feira Hype, na capital fluminense. O evento é uma das principais vitrines de exposição para novos empreendedores do setor de moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia. “Participamos do Ano do Brasil na França, em 2005. Fizemos um trabalho com peças [estampadas] do Senhor do Bomfim, com biquínis, bolsas e túnicas. Expusemos na galeria Lafayet, em Paris, e esta importadora levou as peças a outros países”, relata Lídia. No exterior, a Nut também participou de feiras nos Estados Unidos e em Lion, na França.
A Nut oferece estampas exclusivas em suas peças, além da possibilidade do cliente montar seu próprio conjunto de biquíni, escolhendo modelos e tamanhos diferentes para as peças de cima e as de baixo. “Montar o biquíni é bem interessante, pode-se colocar o liso com o estampado. Temos tomara que caia que pode tirar o bojo, estampas de frutas, pássaros, coração, etc”, destaca a empresária.
Com 11 anos de existência, a Nut produz uma média de três mil peças de biquínis durante o verão, além de túnicas, bolsas, maiôs, sungas e pantalonas. O faturamento médio da empresa é de R$ 80 mil.
Contato
Nut Brasil
Tel.: +55 11 2236-1783
E-mail: nutbrasil@hotmail.com

