Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Os árabes querem ficar em forma. Apostando nesta tendência, a Nutrilatina, indústria de suplementos para esportistas e alimentos dietéticos e lights situada em Curitiba (PR), vem fazendo os primeiros embarques para o Oriente Médio. Em março deste ano, por exemplo, um contêiner com amostras de 250 itens foi enviado para a Arábia Saudita.
A direção da empresa prefere não falar em números, mas informa que experimentos no mercado árabe vêm sendo feitos desde outubro de 2004, quando as primeiras exportações foram feitas para o Kuwait. Em abril do ano passado um novo carregamento foi enviado ao país, ao qual somou-se, em maio, um embarque para a Arábia Saudita.
Além destes, outros países árabes vêm sendo testados, como Líbano, Egito e Qatar. "A empresa aposta nestes mercados", afirma Igor de Oliveira Correia, responsável pela área de Negócios Internacionais da indústria. Os árabes, informa ele, gostam muito dos produtos que contenham chocolate ou cacau na fórmula e este é o nicho no qual a Nutrilatina vê um grande potencial. "Como estes produtos são dietéticos, eles podem consumir sem preocupações, pois são produtos saudáveis", explica.
Os produtos da empresa são divididos em cinco linhas: Sempre Light, formada por produtos com taxas de açúcar e/ou gordura reduzidos; Nutra, uma barra de cereais; Diet shake, um substituto de refeição com objetivo de redução ou manutenção de peso; Mega Gym, suplemento alimentar para atletas amadores e AGE, suplemento alimentar para atletas profissionais.
A distribuição dos produtos nos países do Golfo Arábico vem sendo feita por um trader local, que esteve em Curitiba recentemente por um mês visitando a empresa. Ele já negocia na região produtos de outras empresas que atuam no mesmo ramo que a Nutrilatina. Segundo Correia, um dado que joga a favor da indústria brasileira é a simpatia que os árabes em geral têm pelo país.
Nutrilatina
Telefone: +55 (41) 3356 2423
e-mail: nutrilatina@nutrilatina.com.br
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

