São Paulo – A empresa brasileira ATG anunciou nesta segunda-feira (05), no Rio de Janeiro, o lançamento de uma joint-venture com a NYSE Technologies, subsidiária da NYSE Euronext, controladora da Bolsa de Valores de Nova York e outras, que vai oferecer uma nova plataforma de negociação de ações. A nova companhia foi batizada de Americas Trading System Brasil (ATS Brasil), a sócia local terá 80% e a internacional, 20%. O investimento é de R$ 100 milhões.
A ATS vai utilizar o sistema Universal Trading Platform (UTP) desenvolvido pela NYSE e utilizado nas bolsas controladas pela Euronext, segundo comunicado da ATG. O modelo será o de “mercado de balcão organizado”, ou seja, que reúne compra e venda de ações por meio eletrônico fora da bolsa de valores. Em dois anos, a empresa espera ter de 10% a 15% de participação no mercado brasileiro de capitais.
O presidente da ATG, Fernando Cohen, disse, porém, que a ideia não é concorrer com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), mas “atuar de forma complementar melhorando a liquidez e a formação de preços dos ativos brasileiros”, de acordo com a nota.
ATS pretende iniciar suas atividades no próximo ano, após aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central.

