Geovana Pagel
São Paulo – A indústria de perfumes e cosméticos O Boticário, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná, vai inaugurar mais uma loja exclusiva na Arábia Saudita, no próximo mês de julho. A rede de franquias já possui duas lojas no país árabe, em Riad e Damman, um showroom no Cairo, capital do Egito, além de 105 pontos-de-venda multimarcas na Arábia Saudita e 20 nos Emirados Árabes Unidos.
O projeto de expansão da marca no mercado árabe prevê a instalação de nove lojas. De acordo com o gerente, ainda esse ano, provavelmente no mês de outubro, a quarta loja será instalada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As demais ainda não têm data e local de instalação definidos.”Essas lojas exclusivas fazem parte da continuidade do processo de consolidação da marca no mercado árabe”, afirma Roberto Garcia Neves, gerente da área internacional da empresa.
“Primeiro nós entramos nos canais que têm tradição em perfumaria, os pontos-de-venda. Antes de abrirmos uma loja experimentamos o mercado local por, aproximadamente, dois anos. A partir da viabilidade do mercado, estabelecemos uma parceria com um investidor local”, explica o gerente. Na Arábia Saudita a Nahara Trading é a parceira da companhia.
“O Golfo Arábico é o mercado de maior consumo per capita de fragrâncias. Por isso apresenta-se como um mercado com excelente potencial de expansão para o setor de cosméticos”, afirma.
A conquista da região foi precedida de várias pesquisas de mercado. “Realizamos pesquisas sobre os direcionadores olfativos de todos os mercados potenciais. Não foi diferente com o mercado árabe”, garante.
Os árabes consomem principalmente perfumes, masculinos e femininos, e a linha de maquiagem de O Boticário. “Como a maquiagem brasileira foi desenvolvida a partir das diversas etnias existentes no Brasil, é adequada para todos os mercados. Temos todas as chances de agradar as mulheres árabes que são muito vaidosas”, comemora Neves.
De acordo com o gerente, o volume de exportações ainda é pequeno, representa 3% do faturamento anual da empresa que em 2005 foi de R$ 2 bilhões, mas faz parte de uma estratégia de longo prazo para introdução de uma marca desconhecida em um mercado tão competitivo e acostumado a grandes marcas internacionais.
“O Boticário quer se internacionalizar cada vez mais. Já estamos na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio”, destaca. O plano de internacionalização da empresa consumiu um investimento de cerca de US$ 43 milhões nos últimos anos.
Perfil
O Boticário começou sua história em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba, capital do Paraná. Entre empregos direitos e indiretos, O Boticário gera cerca de 12 mil vagas. Só a fábrica, localizada em São José dos Pinhais, tem cerca de 1.100 funcionários.
No Brasil, a empresa conta com mais 2.400 lojas. No exterior, a marca está presente em 55 lojas e 1002 pontos-de-venda espalhados por 24 países.
A linha de produtos O Boticário conta com aproximadamente 600 itens, divididos entre: cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes e shampoos.
Em janeiro de 2006, o Boticário recebeu, em Nova Iorque, o Prêmio de Varejista Internacional do Ano (The International Retailer of the Year), concedido pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos – The National Retail Federation (NRF). O prêmio é um reconhecimento às empresas e empresários do varejo, que contribuem substancialmente com o setor por sua liderança, criatividade e inovação.

