Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – O Boticário, indústria paranaense de perfumes e cosméticos instalada em São José dos Pinhais (PR), deve encerrar 2006 com faturamento de cerca de US$ 350 milhões, o que significa um crescimento de 13% na comparação com 2005. A empresa chega ao final do ano com 2.382 lojas, duas das quais em países árabes: uma nos Emirados Árabes Unidos e outra na Arábia Saudita, aberta este ano. A empresa tem também um showroom no Egito e vende seus produtos em lojas multimarcas da região.
Em 2006, os investimentos da empresa somaram cerca de US$ 62 milhões, incluindo esforços de marketing e desenvolvimento de produtos. Entre estes, a linha Nativa Spa consumiu recursos da ordem de US$ 2,4 milhões e a linha Active, que teve investimentos de US$ 6,7 milhões.
Outra novidade foi a linha Lily Essence, primeira eau de parfum da marca, na qual foram investidos cerca de US$ 2,4 milhões. Na sua produção, O Boticário resgatou um método de fabricação denominado enfleurage, muito utilizado no século XIX, especialmente na França, e extinto a partir de 2002. O processo, que confere ao produto final uma fragrância mais concentrada, captura a essência das pétalas das flores a partir da gordura vegetal.
Segundo os executivos de O Boticário, a empresa investiu este ano 37% a mais do que em 2005. A indústria deve fechar o ano com quatro novas patentes.
Exterior
Há 29 anos no mercado, O Boticário calcou seu crescimento numa das maiores redes de franquia do país, o que lhe permitiu, também, entrar no mercado externo. A marca está presente em 61 lojas e mais de 1000 pontos de venda espalhados por 24 países, nos cinco continentes.Em 2006, O Boticário abriu lojas na África do Sul (3), Angola (3), Arábia Saudita (1) e Chile (1).
A empresa continua operando em Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai, Japão, Cabo Verde, Suriname, Austrália, Nicarágua, El Salvador, Moçambique, Emirados Árabes, Venezuela, Colômbia, Nova Zelândia.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

