Geovana Pagel
São Paulo – Em três anos, os países árabes se tornaram um dos principais destinos das vendas externas da rede de cosméticos brasileira O Boticário. Desde o ano 2000, a empresa tem registrado um crescimento na ordem de 15% ao ano nas exportações para a região. Com os esforços feitos atualmente para prospectar novos países da comunidade árabe é previsto um crescimento em 2004 da ordem de 40%.
Hoje, O Boticário conta com 16 pontos de venda na Arábia Saudita e 20 pontos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde também foi instalado um escritório de representação que iniciou sua operação em 2001. A distribuição funciona com um parceiro local.
De acordo com o diretor Financeiro e Comercial da empresa, Artur Grynbaum, os pontos de venda localizados nos dois países não são lojas exclusivas do Boticário. “São lojas de perfumaria geral, chamadas Bugshan. Um dos mais tradicionais distribuidores de perfumaria e cosmético na Arábia Saudita”, explica o diretor.
Segundo ele, o volume total de exportações representa 2% do faturamento anual da empresa, que em 2002 fechou em R$ 1,3 bilhão.
"Ainda não é muito grande, mas faz parte de uma estratégia de longo prazo para introdução de uma marca desconhecida em mercados tão competitivos e acostumados a grandes marcas internacionais", afirma.
O mundo árabe é responsável por 7% da receita das exportações. “Atualmente exportamos somente a nossa linha de perfumaria premium. O mix comercializado está ao redor de 30 fragrâncias entre masculinas e femininas”, explica.
Entre as principais exigências técnicas específicas para exportação está a necessidade de registro dos produtos no Saudi Arabia Standards Organization (SASO), órgão que regulamenta a entrada de cosméticos no país. “Exigem também etiquetas escritas em árabe para produtos demonstradores que indiquem o país de procedência”, comenta Grynbaum.
O diretor ressalta também uma das principais peculiaridades das negociações como os parceiros do Oriente Médio.
“Os árabes são mestres na arte da negociação. São exigentes com relação à qualidade e, em geral, muito flexíveis e amáveis na relação pessoal”.
Países como Líbano, Egito, Jordânia e Marrocos podem ser os próximos importadores das fragrâncias do Boticário. “Estamos em fase de prospecção deste mercado, em fase inicial de negociações”, explica Grynbaum.
Sobre O Boticário
Uma das redes de franquias mais bem-sucedidas do Brasil, fundada em 1977, em Curitiba, Paraná, O Boticário conta com um total de 2.196 lojas no país, além de distribuir produtos brasileiros em 89 lojas e 519 pontos de venda no exterior. Em 2002, faturou o montante de R$ 1,3 bilhão e espera encerrar 2003 com um total de 60 novas lojas.
A empresa possui uma área construída de 34.346,54 metros quadrados (plantas industrial e administrativa), gera aproximadamente 10 mil empregos (diretos e indiretos). Na indústria e lojas próprias a empresa conta com 1.250 funcionários.
O Boticário comercializa mais de 600 itens divididos nas linhas: cuidados para o corpo e cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes e shampoos.
As primeiras vendas no mercado externo foram para Portugal, em 1987, quando foram instaladas 52 lojas exclusivas, no sistema de franquias. Em 1995, na Bolívia, foram instaladas 5 lojas exclusivas e 7 pontos de venda. Em 1996, foi a vez do Japão realizar a distribuição com parceiro local em 438 pontos de venda, não exclusivos.
No mesmo ano, no Peru, foram instaladas 2 lojas exclusivas. Em 1999, no Paraguai, foram instaladas 2 lojas exclusivas e 5 pontos de venda. Em 2002, no México, foram instaladas 7 lojas e 23 pontos de venda. Em 2003, no Uruguai, foi instalada uma loja exclusiva e 10 pontos de venda.
Reserva Natural
Em 1990, a empresa criou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, destinada a patrocinar e realizar projetos conservacionistas.
A Fundação dirige suas ações e recursos a três programas: Incentivo à Conservação da Natureza, Áreas Naturais Protegidas e Educação e Mobilização.
O programa de áreas naturais protegidas tem por objetivo implantar uma rede própria de reservas particulares do patrimônio natural, sendo a primeira destas a reserva natural Salto Morato, uma área com 2.340 hectares, situada em Guaraqueçaba, litoral norte do estado do Paraná.
Esta reserva protege um significativo remanescente de Floresta Atlântica e também conta com infra-estrutura para pesquisa científica, educação ambiental e recreação ao ar livre. Em novembro de 1999, a reserva foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Contato
O Boticário
Fone: 55 41. 381.7000
www.boticario.com.br

