*Por Marcelo Freixo
Turismo é lazer, é negócio, mas é também e principalmente uma poderosa ferramenta de fortalecimento das relações culturais e diplomáticas entre povos e nações, uma ponte para a integração e a compreensão entre diferentes cosmovisões. A emancipação econômica dos povos mulçumanos, notadamente nas duas últimas décadas, repercute na maior quantidade de pessoas que professam a fé islâmica viajando pelo mundo, por negócios ou lazer. Esse movimento, nomeado como Turismo Halal, tem ganhado destaque e atenção das principais agências internacionais de promoção do turismo.
O termo “halal” em árabe significa “lícito” ou “permitido”, e se refere a tudo que está de acordo com os princípios da Shariah, a Lei Islâmica que inclui as escrituras do Alcorão. O Turismo Halal visa oferecer uma experiência turística que respeite as particularidades da cultura muçulmana, desde a oferta de alimentos que sejam produzidos de acordo com os princípios halal até o respeito às práticas religiosas, como a orientação em relação à Meca nos horários de orações.
No Brasil, nós da Embratur estamos trabalhando para adotarmos essa abordagem inclusiva em nossos destinos turísticos, demonstrando o compromisso de nosso país em respeitar e acolher a diversidade cultural e religiosa, fortalecendo nossa imagem como um país tolerante e inclusivo perante o mundo. Nosso objetivo é oferecer uma experiência turística de alta qualidade para os viajantes muçulmanos, e para isso a Embratur trabalha em estreita colaboração com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A entidade tem uma atuação voltada para serviços e produtos halal que serve de referência para nós e toda cadeia de serviços do turismo brasileiro. A promoção do Turismo Halal exige um esforço conjunto de diversos setores, desde a indústria de alimentos à cadeia de serviços do turismo. Os frigoríficos brasileiros estão na vanguarda, e mais de 90% desses estabelecimentos em nosso país já possuem a certificação halal. Hoje o estado de São Paulo e Foz do Iguaçu possuem, respectivamente, as maiores comunidades muçulmanas do Brasil e são nossos dois principais destinos brasileiros que possuem estratégias dedicadas ao Turismo Halal.
A difusão do conceito halal em todo o país é uma das missões que a Embratur hoje lidera, e busca envolver a maior quantidade de atores dos poderes público e privado. A capacitação de equipes, a avaliação e adequação de processos produtivos, a criação e adaptação de roteiros e equipamentos turísticos são apenas alguns dos aspectos a serem considerados.
A Embratur está aberta a dialogar com os países de maioria muçulmana, ou que possuem em sua estrutura social uma participação relevante de mulçumanos, para a criação de novos programas e investimentos ligados ao Turismo Halal. Como parte do governo do presidente Lula, temos também a missão política de contribuir no fortalecimento, através do turismo, das relações culturais e econômicas entre o Brasil e essas nações.
Temos a compreensão de que o investimento no Turismo Halal traz grande resultado positivo para o Brasil. Demonstra nossa maturidade e qualificação na recepção de turistas e fortalece a imagem do país como um destino que respeita e acolhe a diversidade cultural e religiosa. Isso permite o acesso a um mercado com alto poder aquisitivo, capaz de atrair fluxos significativos de visitantes.
Conforme bem destaca a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a população muçulmana no planeta é estimada em 1,9 bilhão de pessoas, 24,5% do total – se os países islâmicos fossem considerados uma única nação, seriam a terceira maior do mundo. O Brasil hoje se prepara para recebê-los em número cada vez maior, sempre de braços abertos.
*Marcelo Freixo é presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur