Fez sucesso na Itália a passagem do Brasil na Micam ShoEvent, salão internacional de calçados de Milão. O volume de empresas brasileiras participantes – cerca de 40, com mais de 60 marcas – e a qualidade dos produtos do Brasil chamaram a atenção dos compradores europeus e da imprensa italiana, que classificou a participação brasileira na feira como ‘fenômeno made in Brazil’. O excelente know-how produtivo, a tecnologia de ponta e o design original são, segundo os jornais italianos, os principais motivos do sucesso do calçado feito no Brasil na Micam.
Gosto cosmopolita
O país é o terceiro no ranking dos maiores produtores de calçados do mundo, em volume, atrás apenas de Índia e China. Mas, quando o assunto é qualidade, os italianos classificam o país em primeiro lugar. O motivo, de acordo com jornal La Reppublica, é que a indústria brasileira “sabe interpretar o gosto cosmopolita da moda européia, principalmente a italiana, apresentando uma infinidade de opções, que suprem todo tipo de exigência”. E essa capacidade, segundo o jornal, é por conta da “diversidade cultural do Brasil”.
Parceiro comercial
A Itália é hoje o terceiro país que mais compra calçados do Brasil. Entre janeiro e julho deste ano, foram 3,8 milhões de pares de sapatos, por 77,8 milhões de dólares. No mesmo período, a indústria brasileira exportou 88,9 milhões de pares, que geraram uma receita de 900 milhões de dólares ao setor. O crescimento, em relação a 2009, foi de 15,5% no volume e 10,5% na receita. A participação do Brasil na Micam teve o apoio da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e da ApexBrasil.
Próximo salão
A Micam é um dos principais salões do setor, sendo realizado duas vezes por ano. Na última edição, em março de 2010, 1.597 expositores participaram da feira. Desse total, 591 eram empresas estrangeiras. Os visitantes foram 36.263, sendo 19 mil internacionais. A próxima Micam acontecerá em março de 2011, de 06 a 09. A edição atual terminou nesta quarta-feira (22).