São Paulo – Marcelo Maluf lança o seu novo romance, “Os últimos dias de Elias Ghandour”. Nele, os próprios temores de Marcelo são retratados no personagem principal da obra, um comerciante de sucesso que no final da vida reflete sobre os projetos que não conseguiu realizar.
Na obra, no centro de um palco, Elias Ghandour, um comerciante descendente de sírios por parte do pai, narra sua trajetória: herdou ainda jovem a loja de tecidos que o pai tinha na Rua 25 de março, no Centro de São Paulo. O empresário não apenas administra a herança como se torna bem-sucedido nos negócios e amplia as “Lojas Ghandour” até tornar-se o principal comerciante da rua.
Aos 80 anos, porém, Elias decide deixar a loja para seu filho, muda-se sozinho para Joanópolis, cidade do interior paulista, e ali reflete sobre a vida. A saúde já não é mais a mesma, as memórias reais se confundem com as ilusões da mente. Mas Elias não deixa de pensar sobre o que gostaria de ter vivido e não conseguiu: queria ter feito teatro, trabalhado no mundo das artes, mas os caminhos o levaram ao comércio. Casou-se sem desejar, foi pai, teve um amante libanês, que perdeu para a guerra.
“A ideia do livro surgiu quando eu pensei na possibilidade de eu mesmo estar com 80 anos, chegar aos 80 anos sem ter feito aquilo que eu gostaria e me tornar uma pessoa frustrada. Então, eu pensei nesse personagem, o Elias Ghandour, frustrado, aos 80 anos, indo morar sozinho num sítio”, diz Maluf. Autor de livros infantis e infanto-juvenis, como “Jorge do pântano que fica logo ali” e de contos como “Esquece tudo agora”, Maluf é autor também do romance “A imensidão íntima dos carneiros”.
No decorrer e ao final da história segredos se revelam e a origem árabe de Elias ganha outros elementos, além da própria reflexão do seu passado. É, portanto, o momento em que o comerciante, já cansado da vida, assume o controle sobre o seu destino. “O livro todo é narrado em cima do palco como se ele estivesse falando com os espectadores, falando com a plateia. É a brincadeira que eu faço no livro, de dar ao Elias o último momento no palco”, afirma o autor.
Serviço:
Os últimos dias de Elias Ghandour
Marcelo Maluf
208 pp.
Editora Faria e Silva