São Paulo – Um imigrante sírio vem chamando a atenção na capital paulista por causa da maneira como produz e vende perfumes. Anas Obeid é jornalista, vive no Brasil como refugiado e faz perfumes árabes na hora, diante do cliente, segundo seu perfil ou pedido. Obeid comercializa os produtos em eventos e feiras promovidos por organizações sociais e também na loja que inaugurou no mês de maio no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo.
O consumidor pode fazer sua escolha ou o próprio Obeid cria um perfume para a pessoa. No segundo caso, ele conversa com o cliente, pergunta o nome, questiona sobre as coisas que a pessoa gosta e outras informações para chegar ao cheiro ideal para cada um. O produto é gerado a partir da mistura do óleo (que dá o cheiro), álcool e fixador. As essências e o fixador são trazidos do mundo árabe. O empreendedor conta que o fixador da Síria é muito bom, é forte.
Obeid chegou a ter uma loja que vendia perfumes e outros artigos na Síria nos anos de 2001 e 2002. Foi nesta época, em que também cursava a faculdade, que aprendeu a fazer o produto. A loja do sírio na Mooca comercializa, além dos perfumes, outros objetos orientais como cachecóis, elefantes, almofadas, porta-joias e bijuterias.
Entre as essências mais procuradas pelos brasileiros estão almíscar, sândalo e oud. Os perfumes custam a partir de R$ 10. “As pessoas acham baratos, bons e de qualidade”, afirma. A loja da Mooca se chama Perfumes 24.
Para abrir o estabelecimento, o sírio juntou o dinheiro dos eventos, teve ajuda de um amigo libanês e também algum crédito. Antes da loja, Obeid vendia seus produtos nas feiras. Também trabalhou – e ainda o faz – como jornalista na cobertura de texto e foto de eventos árabes. Ele colabora com um jornal árabe de Londres, para o qual escreve sobre os árabes no Brasil e já abordou a história da Rua 25 de Março, as mulheres árabes no País, histórias de imigrantes, entre outras.
O sírio tem 30 anos e está no Brasil há um ano e quatro meses. No seu país, ele morava em Damasco, a capital. Trabalhou em rádio, televisão e jornal, e atuou em uma ONG que ajudava os jovens a encontrar trabalho. Mas em função da guerra, ele se mudou para o Líbano em 2012, onde ficou por dois anos e atuou junto às Nações Unidas com refugiados e ONGs voltadas para crianças. “Mas eu não podia ficar mais lá e achei o Brasil, ou o Brasil me achou, porque foi o único país que abriu as portas para os sírios”, relata Obeid.
O jornalista chegou sem conhecer ninguém, apenas tinha um amigo, e logo de início trabalhou em um restaurante. Depois encontrou outras oportunidades em sua área e então resolveu começar a atuar com perfumes. “Agora tenho clientes, amigos, vizinhos, agora melhorou”, diz.
Obeid afirma gostar muito do Brasil, tanto que não sabe se vai querer voltar à Síria quando a guerra acabar e abrir mão de tudo o que tiver construído em solo brasileiro. “Eu gosto da vida aqui, os brasileiros são gente boa, são muito bons. Eu penso no meu país, mas agora está em guerra, não sei como vai ser depois”, afirma. O sírio não tem mais parentes próximos na Síria, seus pais e um irmão estão no Líbano, a irmã na Alemanha. Ele perdeu dois tios no conflito sírio. “Quase não tenho ninguém lá, só tios, primos”, conta.
O refugiado se mostra feliz com a conquista da loja, o trabalho de jornalista, o aprendizado do português e afirma que foi importante ter muita força nessa trajetória. “Tenho força para não ficar na rua, posso não comprar roupa, não comer direito para construir meu futuro. Tem muita coisa na vida que faz a gente perder, como essa guerra, mas é preciso ter força para olhar para a frente”, afirma, dizendo que nestas escolhas pensa também na sua família.
Contato:
Loja Perfumes 24
Site: https://www.facebook.com/perfumes24/
Rua da Mooca, 2465 – Mooca – São Paulo – SP
Whatsapp: +55 (11) 9 7703-9183


