Da redação*
São Paulo – O primeiro carro fabricado nos Emirados Árabes Unidos, uma picape cabine dupla com motor de 150 cavalos de potência, produzida pela Gulf Automobile Industry Corp., começou a ser vendido nos país no final de novembro. A fábrica está situada na Cidade Industrial de Abu Dhabi.
A empresa está comercializando duas versões do veículo com tração em duas rodas, a partir de 36 mil dirhans (US$ 9,8 mil), e uma com tração nas quatro rodas, por 60 mil dirhans (US$ 16,3 mil), segundo informou o presidente da empresa, Nasser Hamad Al Hajeri, ao jornal Gulf News, de Dubai.
De acordo com o executivo, 40% das peças do carro são fabricadas nos Emirados e o restante vem do Japão, Arábia Saudita, Egito, África do Sul, China e Tailândia. O motor 2.4 é fabricado pela japonesa Mitsubishi.
"O veículo é fabricado seguindo padrões internacionais e também as especificações dos países do GCC", declarou Hajeri ao Gulf News. O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) é um bloco econômico formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
O primeiro carro fabricado pela empresa saiu da linha de montagem em maio deste ano e já foram vendidas cerca de 100 unidades, que circulam nas ruas dos países do GCC.
De acordo com Hajeri, a fábrica produz atualmente um veículo por dia. No entanto, em 2008 a meta é produzir cerca de 3,5 mil veículos. Em 2014, diz o executivo, sempre de acordo com o Gulf News, a companhia estará produzindo carros, caminhonetes, jipes, vans e ônibus. Pelos planos da Gulf Automobile, até 2018 a produção deve ser de aproximadamente 300 mil unidades ao ano.
Ainda em 2008, a Gulf Automobile pretende alcançar a meta de exportação de 50% das picapes que produz. "Pretendemos alcançar uma receita anual de 150 milhões de dirhans (US$ 41 milhões) no ano que vem", declarou Al Hajeri ao jornal de Dubai. Para o executivo, mercados em potencial para seus veículos são o Egito, Líbia, Jordânia, Síria, Iêmen e Sudão. Nos Emirados, são vendidas cerca de 80 mil picapes similares à da Gulf Automobile a cada ano.
Segundo o executivo, a própria fábrica venderá os veículos e fará a manutenção. As revisões dos primeiros 100 mil quilômetros serão gratuitas, sendo cobradas apenas as peças utilizadas.
Al Hajeri informou também que no futuro a Gulf Automobile deve abrir seu capital, mas não definiu prazo para a entrada na bolsa de valores.
*Tradução de Mark Ament

