São Paulo – O pintor brasileiro Antonio Bandeira será homenageado por seu trabalho pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A mostra "Um brasileiro em Paris", com obras do artista, estará no espaço Maison de L’Unesco, na capital francesa, entre 30 de março e 30 de abril.
No total estarão expostas 40 obras de Bandeira, considerado um mestre na pintura abstrata. O seu trabalho leva óleos sobre telas e aquarelas. As peças foram feitas entre os anos 1947 e 1967. O último ano é o da morte do pintor, na França, país com o qual Bandeira manteve laços estreitos durante toda a sua vida.
Os visitantes também poderão ver, no local, documentos sobre a vida de Antonio Bandeira, entre elas cartas, fotografias, convites, catálogos de exposições e artigos de jornais e revistas.
Antonio Bandeira nasceu em Fortaleza e é tido como um dos dez maiores pintores brasileiros. Ele frequentou a Escola Superior de Belas Artes e a Académie de la Grande Chaumière, em Paris. Na França, Bandeira estabeleceu contatos com artistas de movimentos de vanguarda como o cubismo e fauvismo e consolidou sua "pintura gestual abstrata".
Realizada pela Expomus, empresa de projetos culturais de São Paulo, com o apoio da Lei Rouanet, o projeto na França reuniu peças vindas de coleções particulares e institucionais do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, entre elas o Acervo do Museu Nacional de Belas Artes/Ministério da Cultura, o Museu Castro Maya e a Coleção Gilberto Chateaubriand, do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro.

