São Paulo – A construtora brasileira Odebrecht começou a realizar em março uma das maiores obras na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Trata-se da construção de uma estação de bombeamento de esgoto orçada em US$ 362 milhões, o maior contrato feito pela Companhia de Serviço de Saneamento de Abu Dhabi, segundo a empresa brasileira. O contrato foi assinado no final do ano passado, as obras começaram em março deste ano e deverão ser concluídas em 2015.
Pelo projeto da obra atual, a estação será construída 100 metros abaixo do nível da rua e irá bombear até 39 metros cúbicos de esgoto para um túnel de 44 quilômetros. Esse esgoto será enviado para a estação de tratamento de Al Wathba. O projeto contempla o tratamento de água para ser reutilizada na irrigação de plantas.
De acordo com a empreiteira, este projeto é parte do plano de controle ambiental de Abu Dhabi para expansão urbana e industrial até 2032. Ele irá atender a aproximadamente três milhões de pessoas. Segundo a construtora, esta estação de bombeamento de esgoto é mais profunda do mundo e irá empregar mil trabalhadores quando a obra estiver no pico. Este projeto está orçado em US$ 1,4 bilhão. A construtora brasileira ficou com aproximadamente 25% do orçamento do projeto.
Esta não é a primeira vez que a Odebrecht participa de um contrato no emirado. Em 2006, ela se associou à construtora local Al-Jaber para construir a segunda pista do aeroporto internacional de Abu Dhabi. A Odebrecht emprega 40 pessoas no escritório dos Emirados.
Além desta obra, a empresa tem outros planos para a região. A construtora já abriu uma representação no Catar, país que vai receber a Copa do Mundo de 2022, e afirmou que "está avaliando possibilidades de atuação no mercado de infraestrutura" de lá.