Geovana Pagel
São Paulo – A Conservas Oderich S.A., tradicional indústria brasileira de conservas de carnes, vegetais, condimentos e compotas de frutas, quer ampliar os negócios com os países árabes. Exportando para a região há dez anos, a Oderich desenvolve produtos específicos para atender ao exigente paladar oriental.
Hommos tahina (creme de grão de bico com azeite de gergelim), baba ghannouge com tahina (creme de berinjela com azeite de gergelim) e foul mudamas (fava cozida) já estão sendo produzidos na fábrica sediada em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.
Os novos produtos farão parte do grupo de alimentos que poderão ser degustados durante a Semana do Brasil em Dubai, que ocorre de 7 a 9 de dezembro, nos Emirados.
“Queremos ir ao encontro dos hábitos locais, com qualidade e competitividade. Nossa grande expectativa é poder acertar o padrão local”, afirma o diretor-presidente da empresa, Marcos Odorico Oderich. “Estamos viajando com a mente aberta para conhecer um pouco mais da cultura árabe e desenvolver nossa capacidade criativa”, diz.
Desde o início da década de 1990, a Oderich realiza vendas regulares e crescentes para a Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Omã e Emirados Árabes Unidos. “Uma das metas é conhecer e aproveitar a oportunidade de dar continuidade aos negócios e, se possível, aumentar as exportações”, garante o empresário gaúcho.
Segundo ele, atualmente os principais produtos da pauta de exportações são carne bovina enlatada, fiambre de carne bovina e frango, salsichas enlatadas, maionese, patês de carne e aves.
“Queremos oferecer uma linha cada vez mais diversificada. Sabemos que existe mercado para mostarda, catchup, milho verde enlatado, salsicha de frango congelada e compotas de pêssego e abacaxi”, afirma.
Atenta ao potencial dos negócios internacionais, a Oderich instalou uma nova unidade fabril em Pelotas (RS) há cinco anos e recentemente investiu R$ 10 milhões na modernização da unidade fabril do Caí, instalando um complexo de câmaras frias com sistema de estocagem inteligente e fluxos contínuos.
“Tudo para adequar a empresa às necessidades de crescimento impostas pelo esforço permanente no desenvolvimento de novos produtos”, ressalta.
De acordo com o empresário, os países árabes representam um excepcional potencial para a linha de produtos em função do perfil dos consumidores e da amizade e simpatia cultivadas durante anos de convivência com os “patrícios”.
O industrial já esteve na Jordânia em 2001 visitando um cliente. “Percebi o espírito de amizade e fraternidade. Quando recebemos clientes internacionais também percebemos que existe muita identidade com o povo brasileiro”, conta.
Empresa familiar, e de capital 100% nacional, a Oderich emprega 1.100 pessoas e deve encerrar o ano de 2003 com um faturamento de R$ 150 milhões. As exportações são responsáveis por 20% deste total, sendo que o mercado árabe já representa 7% das vendas externas.
“Ainda estamos desenvolvendo um trabalho de formiguinha na região. Acreditamos que um trabalho de divulgação mais agressivo, aliado à qualidade e preços competitivos, deve alavancar em breve as vendas para os países árabes”, aposta o empresário.
A Semana do Brasil em Dubai é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Contato
Telefone: 55 51 635.1609
E-mail: comercioexterior@oderich.com.br
Site: www.oderich.com.br

