Kuwait News Agency*
Paris – A Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD), que inclui os países mais industrializados do mundo, revisou para baixo sua previsão de crescimento para 2005 nos 30 países membros. A estimativa foi baixada de 2,9% para 2,8%, segundo relatório lançado pela organização nesta quinta-feira (14).
A OECD declarou que apesar de uma melhora na economia dos Estados Unidos, deve haver uma piora na do Japão e de vários países europeus.
Os dados da OECD refletem as previsões de vários dos países do grupo. Eles mostram que suas economias estão perdendo fôlego. Isso pode ser mais claramente visto na Europa.
Os Estados Unidos, onde o crescimento deve alcançar 3,8%, meio ponto percentual a mais do que a previsão anterior, fogem à regra. Entretanto, estima-se que o crescimento no Japão fique em menos da metade da estimativa inicial, que era de 2,1%. Acredita-se agora que o crescimento japonês deva ficar em torno de 1% em 2005.
O mesmo ocorre na Comunidade Européia, que deve crescer apenas 1,7% contra 1,9% previsto anteriormente.
As estimativas do grupo para os Estados Unidos no ano de 2006 prevêem crescimento econômico de aproximadamente 3,4%, pouco menor do que as estimativas anteriores.
*Tradução de Mark Ament

