São Paulo – O Catar é país com melhor colocação nas Olimpíadas de Tóquio entre os árabes, na 25ª posição, segundo os números da tabela oficial até às 17 horas desta segunda-feira (02). No domingo (01), atletas do Catar ganharam duas medalhas de ouro e tiraram o país do zero no ranking geral. O país não tem pratas ou bronzes.
Os dois primeiros lugares foram também os dois primeiros ouros olímpicos da história do país árabe, que vai sediar no ano que vem os Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e vem incentivando os esportes. As medalhas de ouro vieram do atletismo e do levantamento de peso.
O atleta Fares Ibrahim El-Bakh (foto acima), de 23 anos, conquistou o primeiro ouro para o Catar, na categoria 96 kg no levantamento de peso. Ele conseguiu levantar 402 kg no total (177 kg e 225 kg separadamente), o que foi um recorde olímpico.
A outra medalha veio de Mutaz Essa Barshim, do salto em altura. Ele pulou 2,37 metros, o mesmo que o italiano Gianmarco Tamberi. Em vez de desempatar, os dois prefiram dividir o ouro. A decisão teve repercussão no mundo todo e foi um dos momentos mais marcantes das Olimpíadas.
A classificação em que o Catar está em 25ª lugar é a que leva em conta o número de ouros dos países. Na tabela pelo número total de medalhas, incluindo pratas e bronzes, o Catar aparecia na 49ª posição nesta segunda-feira.