Silwan Abbassi*
Brasília – Terminou nesta segunda-feira (9), em Mascate, Omã, a reunião do Comitê Conjunto Omani e Jordaniano, segundo informa o jornal jordaniano Addustour. Na ocasião foram assinados alguns acordos, entre eles um que trata da proteção aos investimentos de empresas em ambos os países, outro para educação entre os anos de 2007 e 2009 e também um memorando de entendimento no setor agrícola.
Segundo Muntasir Al Ouqlah, secretário geral do Ministério da Indústria e Comércio da Jordânia e chefe dos negociadores jordanianos, foram discutidos vários assuntos de interesse conjunto e representantes do setor privado que participaram das reuniões concordaram em promover em breve uma reunião do Conselho de Negócios Omani e Jordaniano, em Amã, capital da Jordânia.
Segundo Ouqlah, também foi acertada uma visita a Omã por uma equipe do Ministério da Energia e Recursos Minerais da Jordânia. O grupo irá discutir e acertar mecanismos para permitir a exportação para a Jordânia do petróleo produzido em Omã. O secretário geral acrescentou que foram discutidos muitos assuntos que podem ajudar a desenvolver as relações comerciais e econômicas entre as duas nações, entre eles a cooperação petrolífera, de gás natural, agrícola e nos setores de transporte, educação, educação superior, saúde e assuntos consulares.
*Tradução de Mark Ament

