São Paulo – Omã, país árabe do Golfo, está estabelecendo regras de vestimenta para uso em shopping centers. De acordo com notícia publicada no site do jornal Times of Oman, não será permitido entrar nestes locais usando camisetas sem mangas e nem shorts acima do joelho. As regras valerão tanto para homens quanto para mulheres.
O código foi elaborado pelo Comitê Municipal de Mascate, capital do país, e submetido à Câmara Municipal da cidade, mas ainda precisa ser aprovado pelo Ministro do Diwan do Tribunal Real. “As condições de vestir-se modestamente não foram especificadas com detalhes, mas devem incluir a cobertura do corpo desde o ombro até abaixo do joelho”, disse o presidente do Comitê de Assuntos Públicos do Conselho Municipal do Governo de Mascate, Qais bin Mohammed Al Ma’shari.
Segundo ele, usar o véu não está incluído no conceito da vestimenta modesta em função do multiculturalismo, ideologias e tolerância religiosa de Omã. As regras valerão para residentes e para nativos. De acordo com Ma’shari, elas foram elaboradas após o recebimento de muitas reclamações do público e de gerentes de shopping centers e de lojas sobre vestimentas usadas nesses estabelecimentos.