São Paulo – Omã, país árabe do Golfo, plantou 856.142 árvores nativas nos últimos cinco anos como parte de iniciativa nacional, segundo dados apresentados nesta semana à imprensa pela Autoridade Ambiental do país e publicados na agência de notícias local oficial, a Oman News Agency (ONA).
Na conferência de imprensa foram mostrados vários resultados de projetos ambientais do país árabe dentro do seu 10º plano quinquenal no setor, que foi executado entre os anos de 2021 e 2025. O governo do país informa que subiu 94 posições no Índice de Desempenho Ambiental, passando para o 55º lugar no mundo e a segunda posição tanto entre os países do Golfo como entre as nações árabes.
A Autoridade Ambiental informou que nos últimos cinco anos declarou 32 áreas como reservas ambientais, entre as quais 13 santuários terrestres, cinco marinhos e 13 integrados terrestres e marinhos. Também foram estabelecidas 60 estações de monitoramento de qualidade do ar em todas as regiões do país.
Entre outras múltiplas ações realizadas, Omã também levou adiante o projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, pelo qual educou 99.174 cidadãos e dissuadiu 70.642 pessoas de práticas ecológicas prejudiciais, segundo a notícia da ONA. O investimento em reservas naturais foi reforçado pela assinatura de nove contratos no valor de 44 milhões de riais, equivalentes a US$ 114 milhões pela conversão atual.
Leia também:
Omã busca investimentos no Brasil


