São Paulo – As paisagens de Omã conquistaram os telespectadores do Globo Repórter, da Rede Globo, na última sexta-feira (13 de abril). Foi a melhor audiência do programa em 2012: 24 pontos, com 47% de share (participação), segundo informações do Ibope em São Paulo. Com reportagem da jornalista Glória Maria, a atração investiu na luz do deserto para exibir imagens de tirar o fôlego e revelar aspectos pouco conhecidos da vida no Sultanato.
Situado no extremo leste da Península Arábica, Omã é um país de montanhas, deserto e mar. Ao longo do programa, foram destacadas realidades diversas dos moradores daquela nação, como a dos beduínos (principalmente aqueles que vivem no deserto de Wahiba) e a dos moradores das cidades, como a capital, Mascate. Isso para mostrar que tradição e modernidade convivem pacificamente naquela terra.
Por falar em sossego, a tranquilidade foi outro aspecto abordado na reportagem, que teve como título “Oásis da Paz”. Isso porque o país, localizado numa região em que muitas das nações vizinhas enfrentam conflitos, não é marcado por um cotidiano de guerras e confrontos nas ruas. Muito pelo contrário.
Outras curiosidades apresentadas: uma festa de casamento em que homens e mulheres comemoram em ambientes separados (isso incluiu os noivos), o luxo da maior mesquita do Sultanato, a do Sultão Qaboos, de 40 mil metros quadrados, famosa pelo tapete de 4,2 mil metros quadrados, tecido no Irã por 600 mulheres. Isso para não falar do lustre de cristal, de 14 metros de altura, banhado em ouro.
A reportagem do programa visitou ainda o Estreito de Ormuz, com suas águas tranquilas por onde passam 60% do petróleo produzido pelos países do Golfo, feiras livres e até centros de pesquisa dedicados ao estudo das propriedades das tâmaras na Universidade Sultão Qaboos.
Outro momento peculiar foi o passeio de Glória Maria no deserto, com direito a enfrentar o mau humor de um camelo acostumado a levar beduínos. "Tinha muita curiosidade de conhecer a rotina dessa gente, principalmente das mulheres. Como é a rotina, o que fazem, quais são seus costumes e crenças", afirmou a repórter.
Ficou curioso? O programa pode ser visto pela internet, no site do Globo Repórter: http://g1.globo.com/globo-reporter/ .

