Kuwait News Agency*
Muscat – A terceira refinaria do Projeto de Gás Natural Liquefeito de Qalhat (QNLG, na sigla em inglês), em Omã, será inaugurada no próximo sábado. O custo da refinaria foi de US$ 700 milhões, segundo anunciou ontem (19) o consultor do Ministério do Petróleo do país, Khalifah Al-Hanaei.
De acordo com Al-Hanaei, o projeto está localizado a 300 quilômetros da capital, Muscat, e a capacidade produtiva está estimada em 3,3 milhões de toneladas ao ano. Desde o começo das operações da planta de Qalhat, em dezembro de 2005, nove embarques de um total de 1,3 milhões de metros cúbicos foram feitos para a Espanha, Japão e Estados Unidos.
A terceira planta de Qalhat foi construída em 2003 quando foi fundada a Qalhat LNG Company (Companhia de GNL de Qalhat), com participação de 55,8% do governo. O restante pertence à Oman LNG Company e à Spanish Union Venusa, da Espanha, com 36,8% e 7,36% respectivamente.
Segundo Al-Hanaei, a refinaria de Qalhat assinou três contratos de longo prazo para a compra e venda de GNL, sendo o volume total do contrato de 3,3 toneladas por ano por um período de 20 anos. O setor de GNL em Omã está passando por um crescimento três vezes maior do que o visto no setor de petróleo e gás natural tradicional, explicou o consultor.
A primeira exportação de gás de Omã através de Qalhat foi feita em seis de abril de 2001. As reservas de gás são de cerca de 577,68 bilhões de metros cúbicos.
*Tradução de Silvia Lindsey

