São Paulo – A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu suas estimativas de crescimento do comércio mundial de 3,3% para 2,8% em 2015 e de 4% para 3,9% em 2016, de acordo com comunicado divulgado nesta quarta-feira (30) pela instituição. As previsões anteriores são de abril.
A organização destacou que, se a projeção para 2015 se confirmar, será o quarto ano consecutivo em que o comércio crescerá abaixo de 3% e que o avanço será semelhante ao do Produto Interno Bruto (PIB) global. Nos anos 1990 e no início da década passada, o ritmo de crescimento das exportações e importações era duas vezes maior do que o da economia mundial.
Segundo a OMC, a revisão levou em conta uma série de fatores que afetaram a economia internacional no primeiro semestre deste ano, como a queda na demanda por produtos importados na China, Brasil e outras nações emergentes; a redução dos preços das commodities; e as flutuações significativas do câmbio.
Para o segundo semestre e além, as previsões tornam-se difíceis, na avaliação da organização, por causa da volatilidade do mercado financeiro, da incerteza sobre a política monetária dos Estados Unidos – o Fed vai ou não aumentar os juros? – e dos dados contrastantes sobre o desempenho da economia global.
“O comércio pode ser um catalisador para o crescimento econômico. Em épocas de grandes incertezas, mais comércio pode ajudar a revigorar a economia global e a elevar as perspectivas de desenvolvimento e redução da pobreza”, disse o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, de acordo com o comunicado.
Ele acrescentou que os países membros da OMC podem ajudar a colocar o comércio mundial numa “trajetória mais robusta” com a adoção de uma série de iniciativas. “Notadamente a negociação de medidas concretas na nossa conferência ministerial de dezembro em Nairóbi”, ressaltou ele, referindo-se à reunião da organização que vai ocorrer na capital do Quênia.

