Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Os primeiros ônibus completamente produzidos nos Emirados Árabes Unidos sairão da fábrica Trans Continental Industries LLC, na Cidade Industrial de Abu Dhabi, no início do mês de junho, segundo informam diretores da fábrica.
A Trans Continental Industries LLC, uma joint-venture entre o grupo Bin Jabr Group, dos Emirados Árabes Unidos, que tem 51% das ações, e da empresa britânica Vectra Azad (49%), está terminando os ônibus que farão parte do primeiro lote.
"O primeiro lote de 10 veículos sairá da fábrica em junho. Estamos atualmente testando a produção piloto. Depois disso, haverá um fluxo constante de ônibus saindo da fábrica," segundo declarou o presidente do grupo Bin Jabr, Saeed Saif Bin Jabr Al Suwaidi, em entrevista ao jornal árabe Gulf News.
A Trans Continental é a primeira organização nos Emirados a produzir ônibus "prontos para rodar", e também do GCC. A Arábia Saudita tem uma fábrica de carrocerias de ônibus e o Irã tem uma grande fábrica. "Inicialmente, pretendemos vender 300 ônibus por ano e podemos aumentar esta demanda," declarou.
A fábrica, que recebeu investimento de 30 milhões de dihrams (US$ 8,2 milhões) tem capacidade para produzir 300 ônibus em um turno, mas a produção pode ser elevada a mil veículos em dois turnos, segundo o diretor de Operações da Planta, Vinay V. Kulkarni.
"Inicialmente, a planta vai produzir ônibus para transporte de funcionários de empresas, escolares e para transporte intermunicipal. Até o final de 2007, a empresa pretende operar em apenas um turno", explicou Vinay.
Os 300 ônibus a ser produzidos em cada um dos primeiros dois anos de operação da fábrica serão vendidos para a Ashok Leyland Group, segunda maior empresa no setor automotivo na Índia. A Trans Continental estabeleceu uma parceria com a Ashok Leyland em design, produção e marketing dos veículos.
Estudos mostram que a atual demanda por ônibus no GCC está em aproximadamente 3 mil veículos por ano.
*Tradução de Mark Ament

