Agência Brasil
Brasília – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu a indicação do brasileiro Luiz Carlos Costa como Representante Especial Alterno das Nações Unidas no Haiti. Ele substitui o embaixador guatemalteco, Edmundo Mulet-Lesieur.
Funcionário de carreira da Organização das Nações Unidas (ONU), com atuação em missões de paz na Libéria e em Kosovo, Luiz Carlos Costa foi nomeado por indicação direta do secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Ele destacou a "experiência" do brasileiro para o comando da Minustah, sigla em inglês para Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.
Kofi Annan também lembrou o fato de o Brasil manter-se empenhado em contribuir para a segurança, o fortalecimento institucional e a reconstrução sócio-econômica daquele país caribenho. Há dois anos e meio, quando foi instalada a força de paz, o Haiti vivia situação de profunda instabilidade.
Desde então, o Brasil mantém presença constante no país, no comando das forças internacionais, animado pelo sentimento de solidariedade regional e de afinidades cultural e étnicas. A solidariedade também justificou o envio de tropas pela Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Equador, Paraguai, Guatemala e El Salvador, dentre outros.

