Agência Brasil
Manaus – O juiz José Barroso Filho, da Justiça Militar de Manaus, se prepara para assumir o posto de juiz internacional no Timor Leste. Ele foi aprovado em processo seletivo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A seleção internacional foi realizada para escolher somente um magistrado para instruir e julgar processos cíveis e criminais do país – inclusive os que tratam dos crimes de guerra praticados durante a ocupação da Indonésia.
A atividade jurisdicional deve ocorrer no prazo de um ano e ainda prevê a participação do magistrado como professor orientador do Centro de Formação Judicial do Timor Leste.
A seleção começou em outubro do ano passado e foi concluída na última semana. Para tanto, interessados de diversos países submeteram-se às etapas que incluíram análise de currículo, de documentos e provas orais.
Na avaliação do magistrado brasileiro, a experiência na carreira jurídica e a atuação em diversas áreas do Direito foram fundamentais para a indicação de seu nome.
"São mais de 15 anos de experiência como magistrado, com atuação em áreas diversas, como criminal, família, eleitoral e outras. Acho que também contou minha atuação como professor em escola de Magistratura", conta Barroso.
Ele nasceu em Ribeirão Preto, interior paulista, mas vive em Manaus desde 2004. Atualmente é titular da 12ª Circunscrição Judiciária Militar, responsável por Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com sede em Manaus.

