Nova York – A subsecretária-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos, a norte-americana Rosemary DiCarlo, pediu nesta quarta-feira (22) que os países doadores ampliem o auxílio a Gaza, na Palestina, diante do recente aumento da violência, da falta de combustíveis e de remédios no território. As informações são da Kuwait News Agency (Kuna). Ela fez a solicitação em reunião do Conselho de Segurança da organização (foto acima), em Nova York.
Segundo DiCarlo, os estoques de combustíveis e de medicamentos em Gaza estão acabando e, nesse sentido, os doadores internacionais precisam acelerar a entrega de ajuda. Ela pediu também que palestinos e israelenses cessem provocações e ajam com moderação. Mais de 170 pessoas foram mortas este ano na região pelas forças armadas de Israel.
“Enquanto trabalhamos para a suspensão total do bloqueio [israelense] a Gaza, nós pedimos que suprimentos urgentemente necessários cheguem ao território”, disse ela, de acordo com a Kuna.
DiCarlo alertou também sobre as consequências humanitárias da redução do orçamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), causada pelo corte no apoio financeiro dos Estados Unidos.
Por outro lado, ela elogiou os projetos coordenados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a região, muitos dos quais têm por objetivo promover oportunidades de trabalho para as mulheres. “Melhorar o status socioeconômico das mulheres palestinas é essencial para a estabilidade”, destacou.
A subsecretária ainda condenou os assentamentos israelenses nos territórios ocupados, a destruição de moradias de beduínos, pediu o fim das provocações em sítios religiosos de Jerusalém, o término da ocupação e a implementação da solução de dois estados na região.