São Paulo – A Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou nesta quarta-feira (13) que o comissário António Guterres, que lidera o órgão, fez um apelo para que os países doadores repassem recursos extraordinários para apoio aos refugiados sírios que estão em países vizinhos.
O representante da ONU deu a declaração após reuniões com o rei da Jordânia, Abdullah II, e com o chanceler do país, Nasser Judeh, em Amã. Segundo o Acnur, a Jordânia acolhe mais de 450 mil refugiados da Síria.
As Nações Unidas calculam que passa de 1 milhão o números de pessoas que deixaram a Síria desde o início do conflito civil no país, há dois anos. Guterres disse recentemente que o total pode chegar a 3 milhões até o final do ano, sem contar os deslocados internos.
"Esta não é uma crise qualquer. Ela exige um mecanismo específico de apoio”, declarou o comissário, de acordo com nota do Acnur. Para ele, “não há como lidar com esta crise com os fundos normais de ajuda humanitária” e se não houver mais repasses “as consequências poderão ser devastadoras para o povo sírio e para a estabilidade da região”.

