São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) fez nesta quarta-feira (08) um pedido de US$ 2,1 bilhões em ajuda humanitária para a população do Iêmen. Este é o maior apelo do tipo feito para o país árabe, cuja população está sendo gravemente afetada pela guerra em seu território.
“Dois anos de guerra devastaram o Iêmen. Sem apoio internacional, eles podem enfrentar uma fome prolongada ao longo de 2017 e eu peço com urgência aos doadores para manter e aumentar seu apoio à nossa ajuda coletiva”, afirmou Stephen O’Brien, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, segundo nota da organização.
“Os parceiros humanitários estão pronto para apoiar [os iemenitas]. Mas eles precisam de um acesso amplo e de recursos adequados para atender as necessidades humanitárias no momento em que elas surgirem”, destacou O’Brien.
De acordo com a nota da ONU, no ano passado 120 agentes internacionais, incluindo a própria organização, atuaram na assistência de 5,6 milhões de pessoas afetadas pela guerra no Iêmen.
O apelo atual pode ajudar 12 milhões de pessoas necessitadas no país árabe, mas o número dos que precisam de assistência humanitária no Iêmen é ainda maior, de 18,8 milhões, mais de dois terços de sua população.


