São Paulo – A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) promove a Cúpula para Refugiados e Migrantes, na próxima segunda-feira (19), na sede da entidade, em Nova York. O encontro terá a participação de chefes de estado e de governo, sendo a primeira vez que a entidade convoca um evento com os principais líderes mundiais para debater este tema.
O objetivo da cúpula é desenvolver um modelo para que a comunidade internacional possa dar uma resposta mais efetiva às questões do refúgio e das migrações em massa. O encontro terá ainda a participação de ministros, líderes da ONU, representantes da sociedade civil, do setor privado, de organizações internacionais e universidades.
Ban-Ki-Moon, secretário-geral da ONU; Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados; e Jim Young Kim, presidente do Banco Mundial, estão entre os nomes que farão a abertura da cúpula.
O encontro irá debater temas como as formas de lidar com as causas dos grandes movimentos de refugiados; ação e cooperação internacionais sobre refugiados e migrantes e questões ligadas a seu deslocamento; e como trabalhar com as vulnerabilidades dos refugiados e migrantes em sua jornada desde seus países de origem até os locais de destino.
No dia seguinte à Cúpula, em 20 de setembro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá comandar a Cúpula de Líderes sobre Refugiados, tendo como coanfitriões os líderes do Canadá, Etiópia, Alemanha, Jordânia, México e Suécia. Juntos, eles irão pedir aos governos que se comprometam com novas contribuições significativas aos refugiados. O encontro de líderes, também nos Estados Unidos, será complementar ao encontro da ONU.
As discussões da cúpula poderão ser acompanhadas pela internet, no link http://webtv.un.org.


