São Paulo – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) relatou nesta terça-feira (23) um crescimento significativo no número de refugiados iraquianos. A entidade informou que 120 pessoas por dia estão deixando o Iraque rumo à Jordânia, média registrada em agosto e setembro, contra 65 em junho e julho e 30 nos cinco primeiros meses de 2014.
Somados aos sírios que fogem da guerra civil em seu país, a média diária de refugiados que chegam à Jordânia sobe para 250.
A agência de ONU acrescentou que 60% dos iraquianos que chegam à Jordânia informam estar fugindo por medo do grupo armado Estado Islâmico, que controla parte do Iraque e da Síria. O restante, de acordo com o Acnur, relata fugir da violência sectária em Bagdá em Basra.
A instituição informou também que 10,6 mil iraquianos se refugiaram na Jordânia este ano até agora, sendo 1.383 em agosto, maior número de casos registrados num único mês desde 2007. Na Turquia, segundo o Acnur, o total de refugiados iraquianos chega a 103 mil.

