Emirates News Agency
Cairo (Egito) – Os ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se reuniram hoje (10) e decidiram cortar sua produção petrolífera diária em um milhão de barris a partir de 1° de janeiro. Também foi marcada uma reunião para análise da produção, em março de 2005 no Irã, e uma outra para uma nova análise de mercado, em 30 de junho em Viena (Áustria).
Fontes do setor informaram à Emirates News Agency que serão cortados um milhão de barris de petróleo do excesso que o grupo está produzindo, acima dos 27 milhões de barris diários. Segundo informa a agência de notícias Opec News, a OPEP está produzindo entre 1,1 e 1,7 milhão de barris por dia acima do teto.
De acordo com fontes da OPEP, esta ação, que já era esperada, permitirá à organização controlar a queda dos preços da commodity, que começaram a diminuir após um período de altas recordes. A OPEC esta preparada para reduzir ainda mais seu teto de produção, caso os preços caiam bruscamente no futuro.
Analistas indicam que a reunião no Cairo ocorreu em um momento oportuno, que ajudou a OPEP a lidar apropriadamente com as atuais condições de mercado, e que a organização quer eliminar o excesso que estava sendo produzido para suprir mercados. Este corte é devido à preocupação com a possibilidade dos estoques mundiais de petróleo alcançarem 3 milhões de barris no segundo trimestre do ano que vem, pressionando para baixo os preços.

