Emirates News Agency
Viena (Áustria) – O Fundo para Desenvolvimento Internacional da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aprovou na segunda-feira (13) uma doação de US$ 100 mil para um programa de renovação e preservação do patrimônio histórico de Velha Havana, centro histórico de Havana, capital de Cuba.
Declarada Patrimônio Histórico Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1982, Velha Havana tem vários prédios, praças, monumentos e fortes de importância cultural do período colonial de Cuba, e é considerado o maior centro colonial no Caribe.
Apesar de muitas das estruturas terem sido salvas e restauradas para sua forma original devido a um plano do Escritório de Patrimônio Histórico da cidade, grande parte dos prédios, nos quais moram pessoas, continuam em condições bastante precárias, alguns correndo até risco de desabamento.
"A doação do Fundo apoiará um programa para reabilitar 79 prédios onde moram cerca de 175 famílias. As atividades incluirão reforço estrutural e reforma, além da construção de habitação temporária para os moradores que estão em risco", segundo informa um anota do Fundo.
O Fundo declarou também que seriam tomadas medidas para melhorar a consciência e preparação da comunidade afetada e de autoridades nacionais para manejo de desastres. Parte dos recursos foram destinados especificamente para reformar dois prédios, com 23 unidades residenciais, no bairro de Belen.

